7.11.2008

O "Pack do Dia"...

O Primeiro Ministro voltou esta tarde à Assembleia da República, com a mesma estratégia de sempre: quando tem de enfrentar mais um debate, quando tem de se justificar ao país pelos (fracos) resultados obtidos em diversas áreas, aparece com meia dúzia de medidas para entreter o povo e mudar o tema de discussão. Tem sido sistemático...
No entanto, do "pack do dia" de medidas soltas apresentadas pelo Eng. José Sócrates, poucas são aquelas que poderão vir a ter um reflexo positivo na vida dos portugueses. Como também tem sido sistemático...
Refiro-me por exemplo à taxa "Robin dos Bosques", que vai ser cobrada às companhias petrolíferas, pelo Estado. Segundo a história que conheço do "Robin dos Bosques", o herói roubava aos ricos para dar aos pobres... Mas com esta medida, os "pobres" portugueses que abastecem os seus depósitos diariamente, não saem beneficiados, uma vez que o preço de custo manter-se-à inalterado. Isto nas melhores das hipóteses, porque não me admirava se os preços subissem, para as companhias petrolíferas compensarem as taxas que vão passar a pagar!
Quanto ao passe escolar, cujo preço o Primeiro Ministro pretende reduzir para metade, veremos se não se fica pelo Porto (Andante) e por Lisboa (L 1,2,3), como aconteceu com o congelamento do valor dos passes sociais... É que os jovens de Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Évora, Beja, Faro, etc, também são portugueses e merecem algum benefício!!!
E por falar em benefícios, há mais de uma semana que o IVA baixou de 21 para 20%. Alguém notou a diferença?!?!? Também tem sido sistemático...

3 comentários:

Anónimo disse...

Roubar aos ricos para dar aos pobres?! Isso é que era bonito…
Isso é mas é uma medida para branquear os lucros das petrolíferas advenientes da especulação, pois em vez de tomar medidas para evitar esses lucros em que os únicos prejudicados são os consumidores, está a tomar uma medida em que considera esse lucro justo, legal e apenas o tributa, como qualquer lucro tem de ser tributado.
Neste caso o nosso Robin dos bosques é muito pouco altruísta, pois está é a roubar para ele próprio, porque os consumidores, como diz o Pedro, provavelmente passarão a pagar mais, fruto das petrolíferas aumentarem o preço para fazer face àquele dinheirinho que passa a fazer parte da receita do Estado em vez da sua.
Teria era de se combater aquelas formas especulativas de gerar rendimentos. Assim, sim, ficaria mais barato abastecer o depósito… mas enfim…

Leonel Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

NÃO NÃO vamos RASGAR as medidas de apoio... ISTO É QUE ESTA A DAR PARA UM PSD QUE GOSTA DE AJUDAR..

Minha gente toda a gente sabe que o PSD é dos ricos!!!

Força PS..

Powered By Blogger